As Matrizes, de Nossa Senhora da Conceição, Flores – PE e, Bom Conselho, de Princesa Isabel – PB, celebraram nesse domingo, com a presença de público no recinto.

Com obediência às normas sanitárias, com 30% apenas de ocupação dos bancos, higienização do ambiente, disponibilização de álcool em gel e exigência do uso de máscaras, bem como, restrição de alguns ritos de celebração, fieis tiveram após meses de espera, em função da pandemia, a oportunidade de poderem participar presencialmente das respectivas celebrações.

Para voltar a funcionarem em Pernambuco, igrejas e templos deverão seguir protocolos rígidos de segurança sanitária e só permitir a ocupação de 30% de seu espaço. Podendo chegar ao limite de 50 pessoas nos templos com capacidade até mil lugares e 300 pessoas, nos locais com capacidade acima de mil lugares, segundo o Governo do Estado.

O pároco de Flores, padre Aldo Guedes reforçou o compromisso às determinações dos setores de saúde

– Bom, veja só, banco só pode ficar três pessoas, uma na ponta, uma na outra ponta e um no meio, se for da mesma família, pode ficar juntos, a mesma família. Vamos usar todo mundo máscara, é importante; queria dizer também a vocês, que aí os pontos para vocês poderem, com o gel, ‘purificar’ suas mãos, vai ter mais outros depois por aí… e queria dizer também, a todos vocês, que assim, nós vamos fazer, tem uma certa quantidade que vai ficar dentro da igreja, e vai ficar cadeira fora e, também cadeira ali [pátio lateral] então, de forma que distante, como se pede. Depois, já tem a equipe aqui, que vai fazer a higienização da Igreja. Pontuou padre Aldo.

No caso de bancos de uso coletivo, eles devem ser reorganizados e demarcados de forma a garantir o afastamento recomendado.Também deve ser realizado o controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, e na hipótese de formação de filas, deve haver demarcação para manter o distanciamento mínimo. Sempre que possível, as portas de entrada devem ser distintas das de saída, havendo sinalização de sentido único, de modo a evitar que as pessoas se cruzem. 

Crianças e idosos devem ficar em casa

Em Pernambuco, grupos de risco (idosos maiores de 60 anos, gestantes e pessoas com comorbidades) devem permanecer em casa e acompanhar as celebrações por meios de comunicação como rádio, televisão, internet, entre outros recursos.

Crianças menores de 10 anos devem permanecer em casa.

Frei Aloísio, pároco da Matriz do Bom Conselho explicou as novas regras das celebrações aos seus paroquianos.

Vamos abrir como estamos já cientes, apenas para 30% da capacidade de Igreja, significa duas pessoas em cada banco, banco sim, banco não, as equipes vão se organizar, e vai exigir assim, muita paciência e, boa vontade dos fiéis, primeiro, não chegar atrasado na missa, porque aí, as pastorais se organizam direitinho, espaço e, quando chegar senta. Se vem uma família, por exemplo: pai, mãe e filho e, se chega cedo, aí a gente tem condição de abrir um banco todo para aquela família e já economiza pra outras pessoas. Quando todos os espaços estiverem preenchidos, aí nós vamos oferecer algumas cadeiras lá fora, vamos ver se a gente melhora o serviço de som com caixas lá fora, se for preciso, a gente vai criar outro horário alternativo, com duas missas no domingo e a do sábado, que, vem à missa do sábado, não precisa vir no domingo, quem vem à missa da manhã[domingo], não precisa vir à noite, por conta da economia de espaço. Anunciou o religioso.

Por – Gilberto Ribeiro