O Governo de Pernambuco deve anunciar nos próximos dias o cancelamento do 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) em 2020, que ocorre na cidade homônima localizada no Agreste do Estado. A premissa é baseada na fala do secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, em entrevista ao repórter Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal Garanhuns. “É evidente que o festival não deverá acontecer, por conta da aglomeração e porque não foi possível fazer a toda preparação, em razão da pandemia”, afirmou.

A suspensão do evento, que atrai cerca de 800 mil pessoas todos os anos durante os dez dias da festa, seria mais uma ação com o intuito de evitar a proliferação do novo coronavírus no Estado, que já soma 13.768 casos e 1.087 óbitos, segundo boletim oficial divulgado nessa segunda-feira (12). No mesmo dia, a Secretaria de Saúde de Garanhuns divulgou um total de 35 infectados e oito óbitos pela covid-19 desde o início da pandemia.

No entanto, o secretário preferiu não declarar o cancelamento, sob a premissa de que deixará o anúncio para o governador Paulo Câmara (PSB) que antes, ainda, deve falar sobre o São João, que já teve a festa presencial suspensa em Caruaru.