Morreu no Recife, nesse sábado (18), aos 57 anos, o bispo de Palmares, dom Henrique Soares da Costa, vítima da Covid-19. O sacerdote estava internado desde 4 de julho em um hospital particular da capital pernambucana.

Em 6 de julho, a Diocese de Palmares, cidade da Zona da Mata Sul de Pernambuco, anunciou que o resultado do teste para Covid-19 de dom Henrique deu positivo. Ele foi levado a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebeu inalação por oxigênio através de máscara.

Nos últimos dias, o quadro de saúde de dom Henrique piorou e, na última quinta-feira (16), ele precisou ser entubado por apresentar dispneia (falta de ar), além de uma dessaturação no quadro respiratório, com problemas na oxigenação sanguínea. Nesse sábado, no entanto, não resistiu e morreu pelas complicações da doença causada pelo novo coronavírus.

O corpo de dom Henrique chegou neste domingo (19) à cidade de Palmares. A missa exequial – rito celebrado após a morte e que precede o sepultamento – ocorrerá às 10h, na Catederal Nossa Senhora da Conceição dos Montes, sede da diocese. Por causa da pandemia, a celebração terá a presença apenas de padres e diáconos, além de familiares de dom Henrique. As redes sociais da Diocese de Palmares transmitirão a cerimônia ao vivo. Na igreja, ao término da missa, o corpo será sepultado. 

Natural da cidade alagoana de Penedo, dom Henrique foi ordenado padre em 1992. Em 2009, após servir por 15 anos na Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Alagoas, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, pelo então papa Bento XVI. Dom Henrique ainda foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Dom Henrique estava à frente da Diocese de Palmares desde 2014, como o terceiro bispo da região. Ele foi nomeado pelo papa Francisco. Em seus seis anos de pastoreio em Palmares, ficou conhecido por estar junto ao clero e ao povo, além de ser bastante popular nas redes sociais.

“Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso bispo nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de dom Henrique por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor”, afirmou a Diocese de Palmares em comunicado oficial.